Webinário da Profa. Dra. Vera Bohomoletz Henriques (Universidade de São Paulo).

Física sem Dogma: Experimentação e a Formação de Professores

Palestrante: Profa. Dra. Vera Bohomoletz Henriques (Universidade de São Paulo) .

Data: 09 / julho / 2020 (quinta-feira).

Horário: 17h.

Plataforma: Google Meet (hangouts).

Resumo:

Não existe ciência sem experimentação. Na escola básica, no entanto, faltam laboratórios e professoras e professores se veem restritos à lousa e ao livro, embora, atualmente, também possam incluir simulações da internet, degustadas pelo celular. Assim, crianças e jovens não veem acontecer as coisas que a ciência, e em particular a física, descreve – não brincam com a luz, com o calor, com o movimento. Algo que alguém me contou, mas que não observei, não experimentei, sobre o que não fiz perguntas e não analisei, é dogma, não é ciência.

Michael Faraday, filho de um ferreiro londrino, é responsável pela descoberta que iluminou nossas casas à noite, aqueceu a água para nossos banhos e ofereceu a base para construirmos a comunicação à distância. Apesar de sua origem pobre, Faraday teve oportunidade de se tornar um cientista, pois frequentava palestras públicas de ciência, que foram sua “graduação”. Um experimentalista obsessivo de suas ideias, fez questão de compartilhar com outros jovens seu conhecimento. Mostrou que toda a ciência do universo (do século XIX) podia ser estudada investigando as propriedades de uma vela e suas interações com o meio do entorno. Uma vela, potes de vidro, tubos de papelão, um pedaço de cd, uma jarra de água – podemos praticar nosso “laboratório” escolar com muito pouco.

O Encontro USP Escola é um espaço criado por professores da universidade e professores da escola para compartilharem conhecimentos, estes sobre crianças, jovens e escola, aqueles sobre seus temas de pesquisa, e juntos construírem uma educação mais viva e mais divertida.

Gravação do Webinário:

Registro do primeiro webinário promovido pelo CICTA. O seminário ministrado pela Profa. Vera Bohomoletz Henriques contou com dezenas de inscritos/participantes de vários estados brasileiros, incluindo Ceará, Minas Gerais e Pará.

Lista com alguns dos inscritos/participantes:

Nome Instituição Cidade Estado
1 Ana Laura Rodrigues UFPA Belém PA