Webinário do Prof. Dr. Marcus Raimundo Vale (Universidade Federal do Ceará)

O Olho: a câmara digital humana

Palestrante: Prof. Dr. Marcus Raimundo Vale (Universidade Federal do Ceará)

Data: 12/Novembro/2020 (quinta-feira).

Horário: 17h.

Faça aqui sua inscrição para participar do webinário (obrigatório)

Observação: O e-mail informado na inscrição deve coincidir com o que será usado no Google Meet para acesso à "sala virtual", pois não será permitido o acesso de pessoas/e-mails não inscritas. Agradecemos pela compreensão/colaboração.

Resumo:

Trata-se de uma palestra a nível de divulgação científica em que o olho humano é abordado sob quatro ângulos: o anatômico, o fisiológico, o bioquímico e o óptico (formação da imagem e das cores). A ênfase maior é dada para mostrar a que o olho possui mecanismos similares aos mecanismos das câmeras digitais modernas, onde os pixels da tecnologia são comparados aos bastonetes e cones (os neurônios da retina sensíveis à luz). A sensibilização dos “pixels” do olho pela luz produz pulsos elétricos que são conduzidos pelo nervo óptico ao sistema nervoso central o qual processa essas informações em percepção das cores da luz visível. Exemplos práticos são usados para interação com a plateia.