"Experimento composto por um trilho de 2 metros com um túnel, através do qual passa uma locomotiva. Em sua chaminé há uma esfera, a qual é lançada para o alto na entrada do túnel. A locomotiva passa através do túnel e a esfera por cima. Após o túnel a esfera volta a cair exatamente dentro da chaminé!" [1]
[1] Texto extraído do sítio na internet do fabricante deste experimento interativo, disponível em http://www.cienciaprima.com.br/produtos_led-2.html. Acesso em 06 de janeiro de 2021.
Links Relacionados
Artigos em português:
- Locomotiva de Inércia - Canal Cecierj
- Inércia - e-física, USP
- "Demonstração" da lei da inércia? - Rev. Bras. Ensino Fís. vol.38 no.4 São Paulo 2016 Epub 15-Ago-2016
Artigos em outros idiomas:
- Independence of Coordinates - Ballistic Cart - Seattle University
- Relative Motion Gun (A 7) - TSG, MIT Physics
Vídeos em português:
- Experimentando: Locomotiva de inércia / Cart and ball - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- Tema 08 - Movimento dos Projéteis | Experimentos - Lançamento mru - Fisica Universitária (YouTube)
- Trem inercial para demonstração de leis físicas - Ciência Prima (YouTube)
- Tema 08 - Movimento dos Projéteis | Experimentos - Lançamento mru - Física Universitária (YouTube)
- Ciências: Mecânica (Parte 1) - NOVA ESCOLA (YouTube)
- Locomotiva de inércia - Trabalho de Física do Curso de Engenharia Mecânica - MULTIVIX - Marco Ferreira (YouTube)
Vídeos em outros idiomas:
- Kinematics Demo: Cart and Ball - Physics Demos (YouTube)
- 3.5 Demo: Relative Motion Gun - MIT OpenCourseWare (YouTube)
- Horizontal velocity remains constant - Nitesh Batra (YouTube)
- Newton's Law of Inertia: Projectile from a Moving Truck Demo - Jon White (YouTube)
- What happens if you jump in place on a running bus? - The law of inertia - Edu Factory (YouTube)
- Projectile Motion: The Ballistic Cart, Vertical and Horizontal Motions of a Projectile - North Carolina School of Science and Mathematics (YouTube)
- Projectile Motion Demonstrations and Introduction - Lrn Fzx - Learn Physics (YouTube)
Redes Sociais