A bola de isopor, flutuando sobre a coluna de ar ejetada pelo aparelho, mostra a existência de uma posição de equilíbrio estável, mesmo quando giramos o aparelho e a coluna de ar se afasta da direção vertical. Para entender este equilíbrio estável temos que perceber que a interação do jato com o ar ao seu redor (arrastando o ar consigo e por reação freando as camadas mais externas do jato) faz com que o fluxo de ar resultante forme um cone, tanto mais largo quanto mais nos afastamos da saída de ar do aparelho. Em qualquer seção transversal do cone a velocidade é maior no centro (no eixo de simetria do cone) e diminui quando nos afastamos. Esta mudança de velocidade do ar na direção transversal junto com o princípio de Bernoulli explica a estabilidade do equilíbrio para movimentos da bola na direção transversal.
Quando a bola se afasta do eixo do cone, na parte da bola mais próxima do eixo do cone, a velocidade do ar é maior e, pelo princípio de Bernoulli a pressão é menor. Já do lado oposto da bola, o mais distante do eixo do cone de ar, a velocidade é menor e, pelo princípio de Bernoulli, a pressão é maior. Esta diferença de pressões empurra a bola de volta em direção à posição de equilíbrio. Para entender a estabilidade do equilíbrio para movimentos na direção longitudinal (se afastando e se aproximando do aparelho) temos que levar em conta a conservação da massa ao longo do cone de ar (quanto maior a área da seção transversal do cone de ar, menor a velocidade). Ou seja, quanto mais se afasta a bola do aparelho, menor a velocidade do ar.
Na direção longitudinal, as duas forças relevantes são a força peso que puxa a bola em direção ao aparelho e a força de arrasto do ar que empurra a bola para longe do aparelho. Assim, a bola permanecerá em equilíbrio no ponto onde estas duas forças se cancelam completamente. Se a bola se afasta do aparelho, a velocidade do ar diminui, o arrasto diminui e o peso vence, puxando a bola em direção ao aparelho de volta ao ponto de equilíbrio. Se a bola se aproxima do aparelho, a velocidade do ar aumenta, a força de arrasto aumenta vencendo a força peso e afastando a bola para longe, de volta ao ponto de equilíbrio.
Links Relacionados
Artigos em português:
- Aerodinâmica de bolas - Rev. Bras. Ensino Fís. vol.37 no.3 São Paulo jul./set. 2015
- Sopro que aprisiona - Fábrica de Ciências
- O que é a equação de Bernoulli? - Khan Academy
- Efeito Coandă - Wikipédia
- Princípio de Bernoulli - Wikipédia
Artigos em outros idiomas:
- Balancing Ball - exploratorium
- Levitate a ball on an invisible stream of air - The Kid Should See This
- Applications of the Coanda Effect - Scientific American
- Coandă effect - Wikipedia
- Bernoulli's principle - Wikipedia
Vídeos em português:
- Experimentando: Sopro que aprisiona II / Levitating ball II - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- sopro que aprisiona - Ciência Prima (YouTube)
- Sopro que aprisiona - Ciência Prima (YouTube)
- Efeito Coandă - Ciência e mais (YouTube)
Vídeos em outros idiomas:
- Bernoulli's Principle Demo: Levitated Balls - Physics Demos (YouTube)
- How to float a ping pong ball on air - The Coandă Effect - Physics Girl (YouTube)
- Coanda Effect - Harvard Natural Sciences Lecture Demonstrations (YouTube)
- Hydrodynamic Levitation! - Veritasium (YouTube)
- Bernoulli's Principle. Real Physics Live (YouTube)
- Pillole di scienza: Bernoulli, Coanda e una pallina da ping pong. Physics Department - University of Pavia.
- Bernoulli or Coanda? Guelph Physics.
- Faire léviter une balle de ping-pong. Unisciel.
Redes Sociais