Página inicial > Webinários Realizados > Webinários Realizados em 2020 > Webinários > Webinário do Prof. Dr. Alfredo Tiomno Tolmasquim (Museu do Amanhã, RJ)

Webinário do Prof. Dr. Alfredo Tiomno Tolmasquim (Museu do Amanhã, RJ)

Jayme Tiomno e a Física no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. Alfredo Tiomno Tolmasquim (Museu do Amanhã, RJ)

Data: 15/Outubro/2020 (quinta-feira).

Horário: 17h.

Resumo:

Jayme Tiomno foi um dos maiores físicos brasileiros. Nascido no Rio de Janeiro, em 1920, ele foi um dos primeiros brasileiros a realizar doutorado em física no exterior. Tiomno deu uma importante contribuição na construção do que hoje é conhecido como Modelo Padrão de Física de Partículas e também em gravitação e teoria de campos e foi indicado ao prêmio Nobel de Física de 1987. Jayme Tiomno ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Instituto de Física da UnB, e trabalhou na USP, na Universidade do Brasil e na PUC-RJ. Tiomno e um pequeno grupo de físicos, como José Leite Lopes, Cesar Lattes, Elisa Frota Pessoa, Mario Schenberg, entre outros, levaram a cabo o projeto de constituir a Física como um campo científico autônomo e reconhecido no Brasil. Isso aconteceu num ambiente científico bastante conservador, que valorizava o ensino e a atividade técnica em detrimento da pesquisa e num contexto de guerra fria e ditadura militar, onde ser cientista era muitas vezes considerado como subversivo ou comunista. Nesta palestra, a partir da trajetória de Jayme Tiomno, vamos discutir o processo de constituição da Física no Brasil na segunda metade do século XX.

Gravação do Webinário:

Registro do oitavo webinário promovido pelo CICTA, que teve como palestrante o Prof. Alfredo Tiomno Tolmasquim, do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). O webinário contou com dezenas de inscritos/participantes da Alemanha e de diferentes estados brasileiros, incluindo Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Lista com alguns dos inscritos/participantes:

Nome Completo Instituição Cidade Estado
1 Alinne Pereira De Oliveira PPGECM UFPR Curitiba PR
2 Amaral Nunes De Souza UFPA Marabá PA
3 Ana Laura Rodrigues Sacramento UFPA Ananindeua PA
4 Carina Maria De Souza Barros Ufpa Belém PA
5 Carlos Alberto Da Silva Lima IFGW/UNICAMP São Paulo SP
6 Cícero Thiago Gomes Dos Santos IFSertao-PE Petrolina PE
7 Eliezer Neto UFPA Belém PA
8 Felipe Carvalho Rodrigues Da Silveira Universidade do estado do rio de janeiro Rio de Janeiro RJ
9 Gabi Rodrigues UFPA Belém PA
10 Gislayllson Dias Dos Santos Souza PPGF/UFPA Belém. PA